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ESTÁGIOS


Responsabilidade Social - Vila Santa Anita

Buscando assumir sua responsabilidade social, o IDH iniciou em 2007, um relevante projeto para melhorar a vida de crianças em situação de pobreza e vulnerabilidade. Estabeleceu uma parceria com a ASMOVISA – Associação dos Moradores da Vila Santa Anita, associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é reivindicar melhoramentos e buscar o desenvolvimento sócio-cultural de seus moradores. 

A Vila Parque Santa Anita é uma das áreas de vulnerabilidade social em nossa cidade; o nível de escolaridade da população é baixo, sendo que 67% não concluíram o ensino fundamental. A renda familiar de 35% da população é de 1 a 2 salários mínimos; de 52,8% é de até meio salário mínimo; de 23% é de até um quarto de salário mínimo. As principais atividades profissionais exercidas pelos moradores são os serviços domésticos, serviços na área de segurança, de manutenção, e de limpeza (faxineiros), bem como atividades na área de comércio (formal e informal) e de reciclagem de lixo. Verifica-se, porém, uma discrepância no que se refere a profissões e renda, pois há também pessoas na vila com cargos gerenciais, de supervisão, músicos e assessores políticos, cuja renda é bastante acima da realidade média da vila. 

As precárias condições de vida são agravadas por um baixo nível de consciência quanto à responsabilidade pessoal e efetividade da participação comunitária, principalmente em buscar melhorias necessárias para sua comunidade. A educação não é reconhecida como prioridade por essas famílias, o que pode estar gerando nas crianças uma falta de disposição para a aprendizagem. Mesmo frequentando a escola, essas crianças não estão disponíveis para aprender, o que resulta em altos índices de repetência que geram e reforçam nos pais a crença de que os filhos são incapazes para os estudos. Essas circunstâncias ocasionam a evasão escolar, pois alguns pais, frente às necessidades, acabam optando por ter seus filhos trabalhando. Ao mesmo tempo, há moradores da vila que estão na universidade, o que demonstra, por outro lado, o potencial humano da comunidade em crescimento.

A maior parte dos moradores avalia a vila como sendo um bom lugar para se viver. Os principais motivos referidos são: a proximidade de parentes; a vizinhança, que é considerada solidária, amável e confiável; a presença de uma boa infraestrutura de serviços básicos, tais como escolas, posto de saúde, comércio, creches, transportes, posto policial, e serviços públicos como iluminação e recolhimento de lixo. Entre os problemas considerados mais graves, apontam a falta de calçamento e de saneamento básico (rede de esgoto), as péssimas condições do arroio, o qual se encontra poluído, as precárias condições de moradia e o desemprego.

Embora considerem a comunidade segura, cerca da metade dos habitantes já presenciou algum tipo de violência, tais como brigas, agressões e até assassinatos. Estes estão muito relacionados ao tráfico e uso de drogas, presentes de forma significativa no cotidiano da vila. Apesar de haver certa naturalização da violência, que faz parte do dia a dia das pessoas, esse é um fator de preocupação para os pais em relação à educação de seus filhos. Também a violência é fator estressor e gerador de perdas para as crianças, uma vez que muitas já perderam algum familiar, por morte ou prisão, e sentem-se constantemente ameaçadas de sofrer mais perdas ou de serem, de alguma forma, atingidas pelas drogas. 

São consideradas em situação de risco as crianças expostas à violência, ao uso de drogas e a experiências de privação afetiva, cultural e/ou socioeconômica, o que acaba se traduzindo por dificuldades na frequência e no aproveitamento escolar e em lacunas significativas no seu desenvolvimento emocional.

Optamos por focar nosso trabalho nas crianças a partir de 6 anos e nos adolescentes, utilizando a metodologia psicodramática, para ampliar as ações pedagógicas já existentes, de modo a proporcionar-lhes suporte psicológico que permita ultrapassar as barreiras que impedem sua inclusão social. 

Em grupos terapêuticos semanais, são trabalhados conflitos, angústias e inseguranças através de dramatizações e jogos que proporcionam experiências emocionais, cognitivas e socioculturais com potencial de promover a construção e reconstrução de papéis sociais mais saudáveis e adequados e a desenvolver relacionamentos interpessoais positivos, criativos e espontâneos.

Estágio no IDH

Dia 5 de março de 2024 os novos estagiários iniciam suas atividades na Vila Santa Anita e no Colégio Estadual Victor de Brito.

Em 2010, iniciamos convênios para a realização de estágios supervisionados de estudantes de Psicologia, com atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Associação dos Moradores da Vila Santa Anita.

Temos estágios Básico e Profissionalizante em Clínica Ampliada. Os estagiários fazem atendimentos clínicos individuais de crianças, adolescentes e adultos e participam de grupos de Psicodrama como egos-auxiliares, enquanto os alunos do Curso de Formação e Especialização em Sociopsicodrama são os diretores/coordenadores.

Desde 2022 abrimos um outro campo de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Victor de Britto, onde alunos de psicologia podem fazer Estágio Básico em Psicologia Escolar e Processos Educacionais. Neste estágio os estagiários participam em grupos com alunos e têm contatos com professores, acompanhando a dinâmica da escola e das atividades de aprendizagem, como observadores.

Hoje temos estagiários das seguintes Faculdades de Psicologia:

• IPA

Centro Universitário Metodista

• PUC/RS

Pontifícia Universidade Católica/RS

• UFCSPA

Univ. Fed. de Ciências da Saúde de P. Alegre

• UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

• UNIRITTER

Centro Universitário Ritter dos Reis

• UNISINOS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

• FACTUM

Centro de Ideias em Educação

• FACEFI

Faculdade de Psicologia do CEFI

Na Vila Santa Anita os grupos de Psicodrama atendem mais de 100 crianças que frequentam a instituição. Neles se cria um espaço de expressão dramática e de compartilhamento de experiências onde todas, conforme seu momento evolutivo, podem expressar e elaborar suas angústias, preocupações, anseios e projetos.

Na Escola Estadual Victor de Brito os estagiários acompanham as atividades pedagógicas como observadores, dialogam com professores e participam de grupos com crianças e adolescentes, sob a coordenação de psicólogos, alunos do Curso de Formação e Especialização em Sociopsicodrama promovido pelo IDH.

As supervisões promovem a integração de teoria, técnica e prática, avaliando e refletindo sobre o trabalho feito e sobre as possibilidades de intervenção em uma linha coerente, com qualidade e integração. São realizadas regularmente, uma vez por semana, na sede IDH, em paralelo com um seminário teórico semanal.

Os estágios iniciam em março ou agosto e a seleção para os mesmos é feita em junho e novembro. Os estagiários devem ter disponibilidade nas terças-feiras de manhã e mais dois turnos, a combinar.

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